The Professional Training Programme is based upon the wide diversity of human resources available in the membership and from the SADC‐WaterNet Professorial Chairs, with member institutions coordinating the delivery of courses and members’ staff providing the majority of trainers, facilitators and resource persons.
The core modules are hosted at the University of Zimbabwe and the University of Dar es Salaam. The existing seven modules are offered by the University of Zimbabwe, the University of Dar es Salaam, the University of Botswana, the University of Malawi, the Polytechnic of Namibia, the University of Western Cape and the University of KwaZulu‐Natal.
At the same time, the options are embedded within local Master programmes at all of the host institutions, except for the University of Botswana and University of Malawi. This has contributed, and will further contribute to the sustainability of both the WaterNet Master programme and local Master programmes.
The WaterNet Master programme is in the first instance the responsibility of the seven universities that host it and they play the major role in delivery, as well as registering students and awarding degrees. The participation of all WaterNet members in staff exchange is also fundamental to the success of the programme: few countries in SADC have all the high level expertise available to teach all areas of IWRM, but this capacity does exist at the highest level spread across the region, so the programme calls upon the expertise of all the members.

Furthermore, as there is one guest lecturer (mainly from other WaterNet members) for every module, students gain knowledge from experts from a wide variety of disciplinary, institutional and national contexts, and come to understand far better how IWRM can work in many different countries of the region. This enriches their experience beyond the technical knowledge imparted.
O Programa de Formação Profissional é baseado na grande diversidade de recursos humanos disponíveis nos membros e nas Cátedras SADC-WaterNet Professorial, com as instituições membros a coordenar a entrega dos cursos e o pessoal dos membros fornecendo a maioria de formadores, facilitadores e pessoas capacitadas. Os módulos principais estão hospedados na Universidade do Zimbábue e na Universidade de Dar es Salaam. Os sete módulos existentes são oferecidos pela Universidade do Zimbábue, pela Universidade de Dar es Salaam, pela Universidade do Botswana, pela Universidade do Malawi, pelo Politécnico da Namíbia, pela Universidade do Cabo Ocidental e pela Universidade de KwaZulu ‐ Natal. Ao mesmo tempo, as opções estão incluídas nos programas de mestrado locais em todas as instituições anfitriãs, exceto na Universidade de Botswana e na Universidade de Malawi. Isso tem contribuído e contribuirá ainda mais para a sustentabilidade do programa WaterNet Master e dos programas locais de mestrado. O programa WaterNet Master é, em primeira instância, responsabilidade das sete universidades que o hospedam e elas desempenham o papel principal na entrega, bem como no registro de alunos e na concessão de diplomas. A participação de todos os membros da WaterNet no intercâmbio de pessoal também é fundamental para o sucesso do programa: poucos países na SADC têm todos os conhecimentos de alto nível disponíveis para ensinar todas as áreas de IWRM, mas esta capacidade existe ao mais alto nível espalhado por toda a região , então o programa apela à experiência de todos os membros.
Além disso, como há um palestrante convidado (principalmente de outros membros da WaterNet) para cada módulo, os alunos obtêm conhecimento de especialistas de uma ampla variedade de contextos disciplinares, institucionais e nacionais, e passam a entender muito melhor como a GIRH pode funcionar em muitos países diferentes da região. Isso enriquece sua experiência além do conhecimento técnico transmitido.
O programa de Mestrado é executado pelas Universidades participantes, em conjunto com a Direção Executiva fornecendo uma função de apoio e Coordenação.
O Programa de Formação Profissional baseia-se na grande diversidade de capital humano disponíveis entre membros e nos Professores Catedraticos da SADC ‐ WaterNet, com Instituições membros a coordenarem as aulas do cursos e o grupo de membros fornecendo a maioria dos treinadores, facilitadores e pessoas capacitadas.
Os módulos principais são lecionados na Universidade do Zimbábue e na Universidade de Dar es Salaam. Os sete módulos existentes são oferecidos pela Universidade do Zimbabué, a Universidade de Dar es Salaam, a Universidade do Botswana, a Universidade do Malawi, o Politécnico da Namíbia, a Universidade do Cabo Ocidental e a Universidade de KwaZulu-Natal. Ao mesmo tempo, as opções estão incorporadas nos programas de Mestrado locais em todas as instituições de acolhimento, excepto na Universidade do Botswana e na Universidade do Malawi. Isso contribuiu e contribuirá ainda mais para a sustentabilidade do programa Master WaterNet e dos programas de Mestrado locais. O programa de Mestrado da WaterNet é, em primeira instância, a responsabilidade das sete universidades que o abrigam e desempenham o papel principal na entrega, bem como o registro de alunos e a concessão de Diplomas. A participação de todos os membros do WaterNet no intercâmbio de pessoal também é fundamental para o sucesso do programa: poucos países na SADC têm toda a especialização de alto nível disponível para ensinar todas as áreas da IWRM, mas esta capacidade existe ao mais alto nível espalhada por toda a região. Assim, o programa chama a experiência de todos os membros.
Além disso, como há um palestrante convidado (principalmente de outros membros da WaterNet) para cada módulo, os alunos obtêm conhecimento de especialistas de uma ampla variedade de contextos disciplinares, institucionais e nacionais e entendem melhor como a IWRM pode funcionar em países diferentes da região. Isto enriquece a sua experiência para além do conhecimento técnico.